Helena Tannure - Chá das Quatro - Amizades!

Helena Tannure - Chá das Quatro - Amizades! Olá seja bem-vinda ao chá das quatro hoje nós exploraremos a importância das boas amizades na vida cristã descubra como amizade baseada em valores pode nos fortalecer emocionalmente e nos ajudar nos momentos de dúvida e desafios prepare-se para se inspirar com o nosso programa de hoje .

Helena Tannure - Chá das Quatro - Amizades!

Mas é pessoal o programa de hoje já começou e a gente tá no estúdio com Simone e Priscila seja bem-vinda obrigada também você já conhece já não vou te apresentar porque você já conhece ela faz parte da equipe já das quatro hoje a Isa não pode estar conosco então a Priscila tá aqui cumprindo a sua função de apresentadora do chá também né seja bem-vinda Simone Obrigada minha linda por você estar aqui comigo mais uma vez vamos juntas a gente começar eu já.

Apresentei as três apresentadoras eu Helena Simone Priscila para você vamos conhecer a quarta mulher de hoje Flávia Perdigão é formada em Serviço Social e pastor e o por 17 anos junto com o marido Alagoinha Divinópolis hoje são líderes da Regional Goiás Flávia é idealizadora do projeto mulheres reais que tem como foco impulsionar mulheres aqui na Rede Super ela apresenta um programa que leva o mesmo nome do seu.

Projeto mulher real casada 20 anos com o pastor Fernando Perdigão ela tem dois filhos o Téo de 4 anos e a Clara com dois anos seja bem-vinda Flávia uma alegria te receber aqui viu é um privilégio estar aqui com vocês né mulheres referências também na minha vida e nós vamos bater um papo muito gostoso hoje né ainda mais esse tema que inspira né gente e parece uma coisa meio esquisita que na apresentação eu falei assim amizade é.

Importante na vida cristã não não amizade é importante na vida de qualquer pessoa né mas por que que a gente fala especificamente na vida cristã porque às vezes eu percebo não sei senso comum eu percebo que muitas pessoas vêm para a vida cristã e ao invés dessa experiência de Novo Nascimento ela gerar uma uma pessoa cheia de empatia de gratidão de alegria de leveza às vezes é muito fácil gente a gente vim para uma experiência.

Com a igreja e a gente ir para um extremo oposto Aliás o ser humano é bem pendular a gente sai de um extremo e tem uma tendência de ir para o outro extremo até a gente achar um equilíbrio né E quando a gente olha para a vida de Jesus a gente vê um exemplo Claro de amizade né como ele se colocava no lugar das pessoas como ele olhava para aqueles que normalmente não iam ser atraentes aos.

Olhos como ele percebia necessidade do ser humano e como às vezes no ambiente Cristão a gente sente as pessoas um pouco amedrontadas de se entregar num relacionamento de amizade é uma coisa que só eu percebo ou vocês também já perceberam que em alguns nichos há uma é tipo um medo assim a pessoa fica meio desconfiada meios medo de ser machucada gente O amor machuca né vamos combinar quando a gente ama a gente vai ser correspondido a gente não vai ser correspondido e a gente vai ser.

Decepcionado também né então isso tudo tá no pacote com certeza o relacionar é Um Desafio né então de amizade algo que eu também percebo né no meio Cristal mas também para todos nós muitas vezes a pessoa ela tem aquela visão assim ela coloca o título da pessoa como um amigo mas na hora que aquele amigo oferece tudo de bom para ela e amizade é o que é algo construído então se eu estou sendo também um bom amigo eu também vou falhar com meu próximo e o meu próximo vai falar comigo.

Também e quando tem às vezes uma pequena ruptura ou alguma situação mais difícil dentro do contexto de amizade aquilo ali não ele não é mais meu amigo ela não é mais minha amiga ela já foi a minha amiga então se torna um título parece que te perfeição que não existe nenhum relacionamento né Nenhum relacionamento vai ter esse esse modelo perfeito e é tão interessante que as boas amizades elas sobreviveram ao quebra pau e isso aí falou isso é verdade.

Rolou uma discordância radical rolou não gostei não fala comigo deixa a gente conversa rolou o clima e se você elaborou aquilo falou não espera aí entendeu o outro tem o jeito dele o outro tem eu gosto dele do jeito que ele é né E vamos perdoar e vamos adiante aí rola a conversa é o típico pacote de sal né que as nossas avós falaram vamos comer junto então assim para comer essa essa fala né Essa essa figura de.

Linguagem quer dizer que a gente precisa realmente não é saboroso você comer um pacote de sal junto com uma outra pessoa né então vai ser difícil vai ser dolorido não vai ser sempre bom você vai desfrutar da presença da pessoa mas não vão ser só flores né E vai levar tempo vai demorar porque para consumir um pacote de sal sim muitas refeições são muitas pessoas e numa refeição a gente vê pela família você senta na mesa tem dia que é só flores tem dia que.

Quebrado né discordância e tal e vai construindo é isso eu acho que as pessoas elas buscam Realmente isso uma perfeição na amizade principalmente Cristã elas não tem paciência e não persevera nas amizades preferem descartar e é uma perseverança mesmo é sem entender porque tem pessoas que tem a ver com você existe aquela simpatia mesmo que a gente tem com determinadas pessoas e outras não sim e às vezes tem pessoas que vêm isso como um pecado mas é pecado eu não achar não meus filhos mesmo falam isso porque criança fala.

    Mais assim ah não mas eu não gostei de falar você pode não dar Tão certo né não

    Precisa ser melhor amiga porque tem pessoas que você vai se identificar mais eu acho que a questão muito identificação também né então acho que a gente tem que saber discernir essa questão para poder construir amizades porque hoje em dia eu mesmo recebo várias mulheres falando que tem dificuldade até amigos e que oram para ter amizades que tem orado para Deus colocar amigos no caminho porque não tem jeito porque a amizade não é uma coisa fácil construir e de se ter por isso que.

    É um presente por isso que a Bíblia fala que realmente quer encontrar um amigo encontra um tesouro porque é um tesouro muito precioso não é algo fácil é ter uma amizade verdadeira E como que é precioso E por que que você acham que é difícil né pegando o gancho que na fala da Simone o que que no nosso tempo tá sendo um dificultador para a gente construir relacionamentos mais sólidos porque por exemplo Gente é você a gente vê hoje pelas redes sociais né as.

    Pessoas têm muitos seguidores mas pouquíssimos amigos né O que que vocês acham que vocês acham que uma peculiaridade Desse nosso tempo onde as pessoas são mais superficiais ou mais amedrontadas como eu disse né de ter medo de se ferir vocês acham que tá relacionado ao que a dificuldade da gente cultivar essas amizades mais sólidas e presentes em todas as os momentos eu.

    Acredito que esse tempo realmente piorou porque pelo menos na minha época ali você sentava na rua conversava com os vizinhos vou dizer tinha muito mais essa interatividade com as pessoas contato com as pessoas e hoje e ai se distanciamento pela vida pela cultura e tudo mais agora Como tudo tem que ser muito rápido a gente também não quer construir eu acho que é um fator também é uma construção de tempo de etapas de Estações Às vezes tem nós temos amizades que foram de 20 anos atrás Pode ser que.

    Essa pessoa nem está aqui no nosso no seu contexto tão próximo mas é uma pessoa que te marcou ela ela é um amigo se ela tá no seu grau ali de vão falar assim de convívio de amizade mas virou outros e vão vir mais etapas e pode ser que muitas vezes as pessoas querem quando você falar amigo é aquele sem confidente que a pessoa que fica muito próxima aquela não é etapa são estações que a pessoa tem que também se abrir para novos novos Uns vão passar outros vão chegar eu acho que é todo um.

    Contexto tanto cultural tanto da nossa vida que mudou tanto também das pessoas também estarem muito mais assim fechadas pelas crises não saber contornar isso não é porque a gente é perfeito porque a gente tá falando que existe uma perfeição porque todos nós aqui já fomos feridas e isso a gente tá aprendendo porque um amigo te faz crescer te faz amadurecer então eu vejo muito nesse contexto de entender que essas pessoas vão te fazer o quê romper aquele que fala a verdade na sua cara eu acho que falando sobre isso é porque às vezes talvez a gente tenha dificuldade como.

    Pegando isso que você tá falando de reunir todas as qualidades numa pessoa só né isso não impede ela ser minha amiga por exemplo tem aquela amiga que eu vou querer tomar um café porque ela tem uma perspectiva nova sempre a me oferecer ela sempre tem um olhar Generoso para a vida ela do meu lugar às vezes de vitimismo de pessimismo e ela me mostra um outro caminho tem aquela outra amiga que é amiga que vai te dizer a verdade é aquela que vai escuta está real é isso isso aqui não tem Meias Palavras Então você sabe que bajulação não é com ela tem aquela outra amiga que.

    Ela é acolhimento Então ela gosta de receber na casa dela ela faz comidinha para você né e tal e também repensar Que tipo de amiga eu sou né e a gente entender que a gente não vai suprir todas as necessidades e nem encontrar todas as qualidades numa única pessoa nós não temos todas as qualidades em nós mesmo é por isso que nós precisamos dos outros a personalidade de cada um é diferente também eu vejo até o temperamento eu fiz uma viagem agora inclusive com uma amiga minha né a gente foi para ministrar numa igreja de.

    Chapecó eu fui ela foi comigo e aí a situações que vão acontecer você vê que cada um reage de uma forma aconteceu um negócio do avião perdeu e mudou a ela ai meu Deus que eu tô desesperada pelo amor de Deus já começou a ficar desesperada eu vou ficar aqui e eu lá mundo acabando eu que bom que nós não podemos almoçar então o restaurante que eu amo desse Mãe você é fleumática demais eu falei você sanguínea demais.

    Enquanto ela tá lá desorientada eu tô lá na paz não então vamos fazer isso aqui eu falei O Mundo Caiu né

    Então eu também tenho que ser mais equilibrado também gente eu acho também que isso tudo que vocês estão falando acho que tem a ver com o pensamento Consumista também sabe eu acho que nós somos consumidor nós estamos sendo tão formados para consumir o tempo todo né Eu acho que esse pensamento Consumista de consumir o outro o que que ele tem para me oferecer o que que ele tem para me dar né e a gente enquanto Cristão tem que mudar virar essa chave.

    Intencionalmente na nossa vida e entender que a gente primeiro precisa dar de primeira precisa servir eu ainda eu então que tem que caminhar segunda milha deixa eu caminhar segunda milha então e aí eu vou ter alguém que vai caminhar a segunda milha com amigo também eu acho que tem a ver também com o pensamento Consumista desse século que a gente está inserido sim tem a ver sempre eu acho assim a gente tocou aqui nas questões das redes sociais e a Flávia colocou porque antes a gente tava todo mundo junto ali na rua.

    Vivendo as mesmas experiências Agora você vê você assiste a vida do outro né E às vezes você se compara e às vezes você não sabe nada do que o outro tá passando eu acho tão interessante vocês me veem na rede social vocês não sabe nada do que eu tô vivendo no meu dia a dia o que eu vi eu tô vivendo no meu dia a dia não está lá né Às vezes eu coloco um site um pensamento uma reação alguma coisa que eu li eu compartilho um sentimento que por causa do livro que eu tô lendo mas isso é um flash daqui de um.

    Dia de 24 horas de Dores de perdas de situações difíceis né de vitórias De conquistas a gente não tá totalmente lá mas a gente pega a vida em fragmento do outro e a gente se compara E se a gente tá perdendo nessa comparação doentia porque hoje eu posso tá perdendo amanhã eu tô ganhando a vida cíclica para todos nós todo mundo tem dias bons e dias ruins né sucessos e fracassos Todos nós temos mas às vezes as pessoas né pensam.

    E interagem e julgam e falam e ficam insatisfeitas consigo mesmas insatisfeitas com a sua realidade aí ela se torna mais reativas e ela se trancam mais no universo delas ou elas então buscam competir sim eu tô competindo o tempo inteiro e na amizade não pode existir competição Num sentimento de amizade genuína a gente tem que matar a competição sim né Não tô dizendo que ela não vai brotar ela não vai tentar vir né mas a gente tem que matar esse sentimento eu não.

    Preciso de concorrer quando eu tenho segurança de quem eu sou e eu eu desfruto e agradeço a Deus por quem o outro é né É tão bom a gente ver que o outro tem algo que a gente não tem porque a gente assim se completa né um soma como eu contribuo com isso você contribui Flávia com aquilo a Simone contribui com isso aqui a Priscila e nós Juntas somos mais fortes Porque individualmente sim o verdadeiro contentamento que fala na bíblia verdade você ser contente por tudo aquilo que você tem por aquilo que você é pela.

    Jornada que você tem e hoje com essa perda de tempo vamos dizer assim porque realmente já perde tempo porque a pessoa fica querendo se comparar ou fica vive nessa bolha e ela não vive a vida dela é isso que acaba vivendo a própria vida não vive o seu contexto a sua jornada os seus desafios ah começou é assim na Bíblia mesmo fala a respeito né nesse texto muito conhecido quando fala da amizade né que o amigo ali quando você.

    Encontra um amigo você encontra um irmão é comparado Uma Aliança de Sangue Mas é aquele que tem é comparado aquele que tem muitos amigos é uma ruina então é o que a gente tá vivendo hoje parece que você tem um monte de muitos mas não é você não tá construindo algo sólido um perfil de de um de um crescimento de amadurecimento na vida do outro e na sua vida também é isso aí vamos colocar mais uma mulher nessa nossa conversa de forma.

    Online nós vamos conversar com a psicóloga Clínica Carla Andreia Ei Carla tudo bem com você realmente colocar muito bem essa questão da da importância por favor Eu queria colocar um pouquinho tá na questão da Psicologia em relação a esse.

    Tema né da importância da saúde mental né então assim é da natureza do ser humano ai gente Caiu a conexão Que pena que pena bom a produção vai tentar reconectar com a Carla Andreia porque a gente teve um probleminha aí por causa de conexão da internet da Carla tá um pouco ruim mas a produção vai continuar tentando e se der tempo a gente volta com a Carla ela ia colocar uma olhada.

    Psicologia ser tão interessante né a gente então vamos ficar na expectativa aqui de que talvez se reconecte né agora Vamos retomar o que a gente estava dizendo sobre o que a Bíblia diz a respeito da amizade né Tem uma música da Ludmila Ferber que a gente tava até cantando aqui né antes de começar o programa é que tem umas coisas interessantes se precisar de um amigo olha para dentro de mim podes errar me magoar mas estou aqui para te ajudar sou seu amigo até o fim e eu sei que a Ludmila já partiu já está.

    Com o senhor mas eu sei que ela tava cantando uma verdade a Ludmila quando ela ela se sentia nada com uma pessoa ela realmente ela se conectava aquela pessoa de um de uma maneira tal que ela tava disposta a brigar por aquela pessoa mesmo quando aquela pessoa não satisfazia as expectativas né e olhando para essa Perspectiva da canção eu fico pensando se eu sou essa pessoa porque é muito fácil a gente querer achar esse amigo todo mundo quem não.

    Quer achar um amigo que seja Leal não apenas quando você tá bem quando você consegue corresponder quando você tá numa fase bacana da vida ou quando você não tá dando conta nem de você mesmo quando você tá naquele período que nem você se suporta nem você se tolera eu não sei se é comigo tem dia que eu não estou me aguentando né a gente precisa de ter um amigo pelo menos para saber ouvir a gente né e a gente sabe que eu Graças a Deus eu tenho poucos amigos chegados mas não tem pessoas que.

    Me suportam em dias difíceis né e a gente sabe que a gente precisa que todo ser humano precisa dessa pessoa Será Mas será que nós somos essa pessoa será que a gente tem que construir a gente tem buscado em Deus senhor eu quero ser aperfeiçoada eu quero ser uma amiga melhor eu quero ser uma pessoa mais disponível eu quero ser uma pessoa mais melhor ouvinte gente tá cada vez mais escassez Eu sou uma mulher de muitas palavras então eu tenho pedido a Deus senhor me ensina a ouvir porque às vezes.

    Eu quero ajudar as pessoas falando E às vezes elas não precisam na minha fala ela só precisa do meu silêncio presente eu tava falando com o meu marido esses dias para trás que a gente fica horas às vezes em silêncio do lado do outro e não é um silêncio que constrange porque porque há amizade quando há amizade há essa conexão O silêncio não te deixa constrangido o silêncio é lugar de Aconchego é um lugar que você também é recebido no silêncio e hoje as pessoas.

    Querem muito falar suas opiniões dar seus palpites dar os seus pitacos mas às vezes um bom amigo é aquele que só te escuta a falar de será que eu sou uma amiga eu às vezes falo isso assim eu fico pensando será que como seria tomar um café comigo que que eu faria se eu fosse eu tomar um café comigo e conversar comigo como que eu seria eu faço as mulheres assim às vezes refletirem sobre isso você é uma boa companhia Você acharia uma pessoa uma boa companhia para você como seria sua reação Como que você quando você tá.

    Com as outras pessoas Imagina você com mesmo e aí a gente começa a parar para pensar assim será que eu tô falando muito Será que eu tô falando pouco será que eu tô falando na hora certa Será que eu tô sabendo a hora certa de entrar e a hora certa de sair porque tem hora certa de você entrar em determinados assuntos e tem a hora certa de você não falar nada então não é que a gente não tem que ter todas as respostas o tempo todo para os amigos e falar o tempo todo porque às vezes a gente não tem e tá tudo bem E às vezes te dá uma sensação e eu passo.

    Muito por isso né porque um dia a minha filha a gente tava tendo uma conversa e tal e tal e a queixa dela comigo é que eu tava sendo muito Pastora entendeu Eu tava pretendendo pastorela mas é meio que inevitável a gente tirar Deus da equação da vida só que a gente tem que ter uma sutileza que às vezes o outro não tá querendo ouvir sobre o que tá querendo ouvir Sabe aquele que ele já sabe entendeu ele já sabe uhum né E às.

    Vezes é passa passa você pode às vezes como Cristã e a gente tá abordando esse assunto a luz do cristianismo né como eu disse desde da escalada desde a entrada desse programa como importante Amizade na vida cristã né porque às vezes a gente quer oferecer soluções né a gente quer ser Pastor e o outro precisa de um pastor naquele momento ele só precisa de um ouvinte ou ele só precisa que você abraça e chore junto ou se alegre ou simplesmente fala assim bom olha para ele ele tá Detonado ele tá irritado ele tá sem condição Ele só tá vomitando.

    Agora né você não tá querendo falar com uma pessoa que tá vomitando que ela tá errada por ter comida aquilo que que você comeu aquilo agora tá aí ó passando mal você não faz isso numa pessoa você acolha a pessoa você põe a mão na testa da pessoa você quer aliviar não é assim e isso também deveria ser nas nossas emoções Às vezes a pessoa tá vomitando aquilo que tá ruim dentro dela aqui você tem que receber esse Impacto sem sem julgar a pessoa que bom que ela tá colocando para fora porque só não coloca isso para fora vira um câncer gente deixa ela colocar para fora entendeu.

    Ela precisa de colocar ela tá com a cabeça quente ela tá com com o sentimentos em desordem talvez falar vai colocar as coisas no lugar nem que seja para depois ela falasse desculpa eu falei muitas besteira não tem importância Quando você quiser falar besteira pode falar comigo eu não vou sair por aí espalhando eu não vou sair por aí expondo a sua nudez Esse é o amigo ele nem isso me faz lembrar uma coisa vulnerabilidade né Eu acho que nós enquanto cristãos temos uma certa dificuldade em mostrar nossa.

    Vulnerabilidade porque nós estamos sempre querendo mostrar que somos Santos somos bons costumamos aceitar diante de Deus sabe então acho que isso me lembra você falando isso me lembra a minha própria dificuldade que eu já tive nos meus 20 e Poucos Anos eu saí de uma liderança muito que era muito apressora depois que eu sair dessa liderança eu tive muita dificuldade de fazer amizades porque eu eu tinha um peso sobre mim que eu tinha que ser muito boa e perfeito o tempo todo que eu tinha que orar tantas horas por dia e aí quando eu me.

    Aproximava eu não tinha dificuldade de me abrir para o outro porque eu tinha dificuldade de mostrar minha vulnerabilidade Então eu acho que isso é um ponto também que a gente pode repensar a gente pode se fazer essas perguntas igual a Simone falou né E a gente fala será que eu tô disposta eu tô disposta a mostrar vulnerabilidade ouvir e receber entender que ele tá vomitando nesse momento porque ele é vulnerável assim como eu também sou assim sem dúvida é um ato de coragem na verdade a pessoa que você tira a armadura né você tira armadura e mostra.

    Que você é de carne e como de carne você pode ser ferido você pode ser lançado agora é tão interessante que voltando para para esse essa via de Mão Dupla né Eu penso assim eu quero ter as minhas faltas os meus dias ruins expostos não então eu tenho que saber calar os dias ruins do outro tem coisas que o outro vai me dizer que vão vai ser pesado né e tal mas não é da minha alçada sair contando isso quando a Bíblia fala assim confessar e as vossas culpas uns aos.

    Outros para ser descurados então a gente precisa confessar as nossas culpas né é recentemente uma menina perguntou no YouTube como é que a gente faz eu acredito que ela seja Cristã católica e ela faz como é que a gente faz para confessar quando o padre não tá disponível né Parece que ela tem uma frequência uma comunidade católica Confessa para o padre como é que a gente faz para confessar o pecado quando o padre não tá disponível né eu falei.

    Para ela olha primeira coisa você tem que confessar o seu pecado diante de Deus e eu fui citando a Bíblia né Fui dando um embasamento bíblico se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça Mas que bom que você tem o padre a quem você pode também abrir o seu coração contar sua vulnerabilidade e gente nos Estados Unidos meu irmão estuda mora nos Estados Unidos há muitos anos e é na comunidade.

    Onde ele mora né na cidade onde ele mora muitos ministros evangélicos buscam padre que é professor foi professor dele ele é um ele fez teologia um dos professores do curso teológico na faculdade eram padre e Esse padre esse tornou um amigo do meu irmão meu irmão respeitava ele demais esse Padre ele é ele era o confidente dos outros amigos cristãos evangélicos porque gente porque Infelizmente o padre não infelizmente.

    Eles têm o segredos de confissão Então o que um padre escuta igual um psicólogo o que o padre escuta fica no confessionário E é isso que a gente devia praticar na profissão da nossa fé né porque o amor cobre multidão de Pecados Então você não vai expor no dedo do outro que teve a coragem da vulnerabilidade então é uma coisa que a gente precisa de praticar desenvolver uma ouvidoria silenciosa e que não exponha no Deus do outro porque.

    Muitas vezes em Muitas comunidades adoentadas eu vou chamar assim de comunidade não pode dizer não posso dizer que são comunidades Mas vamos chamar de comunidades adoentadas que usam a manipulação como uma uma realidade triste mas é verdadeira e usa uma manipulação elas querem mandar na vida eles lembram que um pastor por exemplo ele não é proprietário de ovelhas pastor é cuidador de ovelhas as ovelhas são propriedades do som do.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3YgM77oNiIQ

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem